Todos nascem para triunfar e se tornar heróis de sua própria história. Essa é a premissa básica do Coaching Express. Um método emocionante e inovador que tem como objetivo conduzir o cliente de maneira veloz para alcançar um propósito elevado, desvendar valiosas oportunidades atrás de obstáculos e potencial criativo atrás das dificuldades. De maneira íntegra e ética, nosso coach se baseia em princípios básicos para guiar com sucesso a tarefa de servir o outro a conquistar suas metas e sonhos. São quatro esses princípios:

1 – Respeito
Constitui a base de todas as relações humanas e leva os indivíduos a aceitarem incondicionalmente os outros seres, com suas virtudes e vícios, talentos e limitações. Ao lado do respeito, vive a humildade. São os dois que nos fazem reconhecer tanto nossa grandeza quanto pequenez. O respeito nos ajuda a aceitar e honrar nossa vida, nosso passado e os aprendizados que adquirimos. A humildade nos permite reconhecer que ainda há muito o que aprender.

Ter o respeito como princípio é deixar de lado o egocentrismo e valorizar o outro. É permitir reconhecer a individualidade de cada um. Ver e apreciar sua unicidade. O respeito nasce quando se vê a grandeza e se acredita no potencial do cliente. Também está presente quando o coachee (cliente) sabe apreciar e dar valor ao seu coach. É do respeito entre os dois que nasce um bom processo de Coaching.

2 – Confiança
Do princípio do respeito se origina a confiança que é a chave da aliança entre coach e coachee. Um acordo mútuo que faz surgir uma relação aberta e empática. Permite que o coach se aproxime com efetividade do cliente, conheça seu nível de autoconsciência, sua forma de pensar, suas debilidades e obstáculos, seus desejos e necessidades. A confiança propicia as condições para que se estabeleça um diálogo significativo, promovendo o mais alto desempenho do processo de Coaching. Sem confiança, o cliente oculta as informações mais importantes e desconfiado, resiste à mudança. Quando a confiança é a mediadora, coach e coachee se comprometem na direção de resultados significativos.

3 – Honestidade
Ligada à verdade, a honestidade surge a partir do respeito e da confiança. O coach deve estar consciente de seus valores para decidir se está capacitado a dirigir processos de Coaching com responsabilidade. O profissional honesto admite seus limites, promete o que pode cumprir, reconhece o momento em que o processo finalizou e é capaz de diagnosticar quando o cliente deve ser encaminhado a outro profissional. É a honestidade a base para feedbacks enriquecedores entre coach e coachee. Um princípio básico que amplia as perspectivas.

4 – Compromisso
O sucesso em Coaching Express é determinado pelo compromisso íntegro. O coachee deve se comprometer com a mudança do seu universo interior e exterior. Já o coach em se esforçar para apoiá-lo nessa travessia. A eliminação de fatores que impeçam o comprometimento e que desmotivam, como o medo, a preguiça, as dúvidas e a negatividade é essencial para o alcance desse comprometimento. É a firmeza e a constância em direção à meta almejada que garantem que coach e cliente avancem na realização do sonho desejado.

“Os tesouros mais valiosos são os princípios universais, que não mudam com a história, que não se compram, nem se vendem, nem se encontram na riqueza material”.
Suryavan Solar