A formação em Coaching Express Cóndor Blanco garante um domínio extraordinário de ferramentas que apoiam o cliente na ativação de potencial, desenvolvimento de novas habilidades, conquista de sonhos e solução de problemas. O resultado rápido, que consegue atingir, decorre de um processo de Coaching honesto, apaixonado, embasado em conhecimentos modernos e sólidos ensinamentos produzidos ao longo da história da humanidade, como os arquétipos.

Conhecer os quatro arquétipos básicos é ter em mãos pistas poderosas para compreender o cliente. Isso porque os arquétipos são uma forma eficaz de identificar o padrão que rege o mundo interno de cada indivíduo e que se manifesta no mundo exterior. Assim, é possível orientar suas decisões para um plano concreto.

De todos os variados arquétipos existentes, as “Quatro Idades Arquetípicas” se mantêm em diferentes tradições culturais. Para entendê-las é importante ter em mente que elas são vivenciadas por todos os seres humanos e se manifestam independentemente da idade física da pessoa. São elas: a criança, o adolescente, o adulto e o ancião.

Idade

Centro

Característica

Criança Físico Desenvolvimento, diversão, criatividade, aprendizagem.
Adolescente Emocional Exploração, aventura, expansão, risco.
Adulto Mental Responsabilidade, esforço, profissionalização, êxito, coach.
Ancião Espiritual Ensinamento, serviço, mentor-coach, apadrinhamento, plenitude.

A “Criança Interior” representa a espontaneidade, a alegria, a curiosidade. É o começo, a página em branco em que se pode iniciar uma nova história de vida. Constitui uma ferramenta importante no processo de Coaching, pois é o elemento que contribui com a motivação genuína e permite que o cliente viva o processo com confiança e entusiasmo.

O “Adolescente Interno” encarna a audácia, o gosto por desafios, aventuras e traz para o processo de Coaching dinamismo e agilidade. Está ligado ao plano emocional, ao amor, à paixão e à descoberta. No Coaching Express, trabalha-se com esse arquétipo em casos que requerem o resgate do sonho de vida, talentos, criatividade, empoderamento e premiação.

O “Adulto Interno” traz responsabilidade, capacidade de colocar as ideias em ação, planificação, resultados concretos, uma visão realista de longo prazo, bom manejo de recursos, autonomia e independência. O adulto saudável é necessário à caminhada do Coaching, pois é quem traça os projetos e se compromete a cumprir os objetivos. Tem a maturidade para enfrentar os desafios, a autoconsciência, a responsabilidade para se redefinir e a persistência para chegar até o fim.

O “Ancião Interno” simboliza a paciência e a serenidade. Traz a experiência de vida, a sabedoria, a compaixão, a generosidade e o desejo de servir à humanidade. Manifesta-se no Coaching na capacidade de escuta, na intuição e na sabedoria interna. No meio das dificuldades, o ancião mantém os indivíduos no centro e permite a observação a partir da objetividade e compaixão.

Uma pessoa equilibrada integra essas quatro idades. Mantém ativa a criança, o jovem, o adulto e o ancião em seu interior. Não reprime qualquer uma delas. Sabe utilizar suas forças de forma assertiva, de acordo com o que requer cada situação de vida. Um resultado valioso que pode ser observado nas quatro áreas da vida: prosperidade, felicidade, sabedoria e liberdade.