Ao longo da vida, as pessoas somam à sua personalidade uma série infinita de conhecimentos, experiências e sentimentos. Alguns bons e positivos, outros nem tanto. Tudo isso tem reflexo não só na vida pessoal, nas relações de afeto, mas também na vida profissional e nos negócios. Traumas, questionamentos, problemas emocionais e vícios de comportamento podem impedir o desenvolvimento integral e o crescimento, bem como interferir na qualidade de vida. Por isso é importante que se tenha em mente que a busca por profissionais bem qualificados, que atuam com o desenvolvimento humano, é um caminho para que os obstáculos sejam dissolvidos e a felicidade alcançada.

O Coaching e a Psicologia são meios eficientes e diferentes para que isso aconteça. O Coaching atua em torno de metas específicas e concretas do cliente, trabalhando com aspectos gerais de sua personalidade. É uma prática de saúde, e não de doença, que foca no futuro, propicia a potencialização da capacidade de aprendizado e a obtenção de mais sucesso na trajetória rumo ao alcance do objetivo. O processo de Coaching, então, trabalha como um veículo potente que conduz o indivíduo de um ponto A (o atual) a um ponto B (o estado desejado).

Já a psicologia parte de aspectos psicológicos e emocionais dos indivíduos, tendo como objetivo traçar novos modos de reprodução comportamental e de mudança de crenças que sozinha a pessoa não conseguiria. Além disso, o processo terapêutico é realizado, no geral, de maneira mais demorada e, embora não seja a regra, com foco no passado. Assim, por serem processos diferentes, as razões que levam o indivíduo a buscar o Coaching ou a terapia também o são.

Mas a relação entre o Coaching e a psicologia é muito mais latente do que suas diferenças. Como o Coaching é baseado em uma união de diversas áreas do conhecimento, como as ciências do comportamento e técnicas surgidas na administração e recursos humanos, muito da psicologia também foi incorporado. Psicologia Humanista, Positiva, Cognitiva, Organizacional e Programação Neurolinguística são exemplos disso. Todas são responsáveis por técnicas e abordagens utilizadas por profissionais de Coaching. É por beber em tantas fontes de saber que o Coaching é um método comprovadamente eficaz, que transforma a vida das pessoas que o buscam.