8-passos-rotina-eficiente.jpg

Como anda sua produtividade? Seus dias são leves ou pesados? Com frequência escuto comentários do tipo – “Segunda feira é o pior dia” – “Gostaria que todo dia fosse domingo”. Impressionante ver que as pessoas passam a maior parte da sua vida fazendo o que não gostam, presas achando que não existe outra alternativa.

Uma vez perguntaram a 75 membros do conselho consultivo da faculdade de administração de Stanford qual é a competência mais importante que deve ser desenvolvida pelos líderes. E a resposta foi autoconhecimento. Saber quais são seus pontos fortes, seus pontos a melhorar, suas motivações, paixões, talentos e seu sonho amado, é algo que todo líder deve ter claro para ter sucesso.

Mas o que tem a ver, pessoas que fazem o que não gostam com o autoconhecimento? Simples, por não se conhecerem essas pessoas aceitam qualquer coisa, ou tomam suas decisões baseadas no status, remuneração ou benefícios. E não baseada em seus talentos, valores e principais competências. Acontece que é aí que devemos focar, no que fazemos bem, no que temos facilidade para aprender e desenvolver, no que nos motiva e nos dá paixão. Assim tornaremos nosso dia mais produtivo e leve. Como disse Confúcio “Faça aquilo que gosta e não terá de trabalhar um único dia na sua vida”.

Outro erro comum que cometemos é de focarmos em nossos pontos a melhorar e esquecer dos nossos pontos fortes, aquilo que fazemos bem. Focando e desenvolvendo aquilo que não somos bons, o máximo que vamos conseguir é resultados medíocres, pois ninguém realiza nada surpreendente tentando minimizar suas fraquezas. Imagine que a principal fraqueza do Silvio Santos seja Jogar futebol, você acredita que se ele treinar muito ele vá conseguir chegar ao nível de jogadores como Neymar e Messi? Bem, a resposta é não! Porque esse não é seu talento e talvez nem o motive.

Se quisermos alcançar os melhores resultados a fórmula é: Líder Produtivo = Principais competências + Verdadeira motivação. Todos líderes tem suas fraquezas, mas por se conhecerem muito bem, eles sabem o que realmente os motiva e sabem quais são suas principais competências, e unem essas duas coisas para terem melhores resultados. Uma pesquisa da Right Management concluiu que pessoas motivadas produzem em média 50% a mais. Então quando nós fazemos algo que gostamos, que nos motiva e que temos facilidade para fazer, seremos muito mais produtivos e realizados. Imagine você elevando a sua produtividade em 50%! Imagine quais serão os resultados disso em uma vida! Com certeza algo surpreendente.

Dedique um tempo para se conhecer, para refletir e ter claro suas principais competências e o que verdadeiramente te motiva. Ou vai esperar mais quantos anos? Peça apoio de um mentor, coach, consultor ou até mesmo de um amigo. Você merece ser um líder sucesso!