img1

Olá pessoal é um prazer escrever esse artigo! Tenho certeza que nesse momento você deve estar se lembrando de como você é indisciplinado e de uma série de coisas que você já começou e não terminou ou até mesmo coisas que nem começou.

Eu te entendo e digo que tudo isso tem relação direta com a sua força mental e te asseguro que o artigo vai te ajudar a entender o que acontece com você que você não tem disciplina, pois depois que entendi como funciona o processo eu estou mais disciplinado e estou começando a alcançar os resultados que procuro.

Antes um pouco de entrar propriamente no assunto peço que responda às seguintes perguntas:

Quais são as pessoas de maior sucesso na sua família?

Quais são as pessoas nas quais você se inspira?

Após responder a essas perguntas, analise como são essas pessoas em relação à disciplina. Geralmente as pessoas de sucesso são muito disciplinadas e por isso tem sucesso.

Então, se disciplina tem relação com sucesso eu pergunto pra você:

Você quer ter sucesso?

Caso a resposta seja positiva, eu afirmo que você vai precisar ter disciplina.
Agora vamos ao que te deixa ansioso. Como ter disciplina?

Primeiro precisamos entender o que é disciplina:

Disciplina é programar fazer algo e fazer o que está programado. Sem desculpas, sem desvios ou procrastinação.

O que então impede as pessoas de fazerem o que elas mesmas programaram?

Um conflito interno entre o querer e o desejar!

O querer está ligado ao nosso consciente, à nossa razão e o desejar, está ligado ao nosso subconsciente, ao lado primitivo de nosso cérebro e, quando estamos vivendo de forma automática, sem consciência e atenção no agora, como diz o fundador da organização Condor Blanco, Suryavan Solar, somos engolidos pelos sabotadores internos, seguindo adormecidos pelo tempo e por tudo que não produzimos, que não agrega valor em nossas vidas, por não estarmos conscientes do nosso aqui e agora.

Aí eu faço a seguinte analogia:

Quando temos algum desafio físico pra cumprir que exige força muscular o que fazemos? Trabalhamos nossos músculos para resistirem! Muitos responderiam.

E quando temos um desafio entre o querer e o desejar, que desprende uma determinação interior, mental? E para essa questão eu lhes respondo que, trabalhamos nossa mente para que nosso lado racional tenha forças para combater nosso lado emocional!

Como eu descobri isso?

Primeiro, estou vivenciando um treinamento da Academia de Treinamento de Condor Blanco onde através de uma das práticas de disciplina para meu desenvolvimento, criei o hábito de fazer exercícios físicos regularmente.

Que disciplina foi essa? Acordar as 03:00 da manhã, me exercitar e voltar a dormir. Aqui quero agradecer e honrar meu treinador Yarukim, que não só me deu a tarefa como fez a atividade no mesmo horário, o que me obrigou a cumprir com o prometido. Confesso que no primeiro dia não fiz e como ele fez e me mandou uma mensagem perguntando se eu estava fazendo fiquei com vergonha e no dia seguinte comecei a cumprir.

img2

Ele me ajudou com o ponta pé inicial e me acompanhou por um tempo, está é a importância em termos um coach ou um treinador para nos apoiar em nosso crescimento e superação. Porém passado o treinamento eu parei com os exercícios por um tempo e me lembrei de uma frase que o Yarukim me disse. “Observe o que acontece com a sua disciplina nas suas outras áreas da vida quando você para de fazer exercícios!” O que aconteceu é que eu perdi a disciplina nas minhas atividades de trabalho, estudo e todo o resto.

Após passar por um período de desafios emocionais, resolvi cuidar melhor da minha imagem(propósito) e resolvi me disciplinar a fazer atividade física, porém o único horário livre que eu tinha era as 05:30 e tenho certeza que aqui muitos já estão dizendo : Jamais. Mas eu tinha um propósito.

Comecei a correr 3x por semana e como minha alimentação era desregulada, comecei a emagrecer muito e ficar sem energia. Procurei uma nutricionista e equilibrei a alimentação e a energia aumentou. Pra completar, busquei grupos de pessoas com objetivos parecidos, pessoas positivas e desde então não parei mais.

Então segue a dica para se ter força de vontade, essa determinação e força mental para fortalecer sua disciplina.

Passo 1: Ter um propósito – algo que faça com que a maioria dos seus desejos estejam alinhados com seu lado racional e diminua os conflitos.

Passo2: Sono – O sono em quantidade e qualidade adequadas, é imprescindível para que seu corpo tenha energia vital de qualidade e para que sua mente consiga trabalhar com todo seu potencial.

Passo 3: Atividade física – Quando fazemos atividade física liberamos hormônios que nos trazem sensação de bem estar e prazer, principalmente quando essas atividades são realizadas em meio à natureza. Além disso, o exercício nos ajuda a dormir melhor e melhorar nossa auto imagem o que diminui nossos conflitos internos.

img3

Passo 4: Alimentação saudável – Nós somos o resultado daquilo que ingerimos, seja fisicamente seja mentalmente. Nosso organismo responde de acordo com o nível e a qualidade da energia que está sendo gerada nele. Alimentos saudáveis geram energia limpa e de boa qualidade, assim como pensamentos positivos, meditação, leitura e seminários geram uma mente mais forte e centrada.

Passo 5: Relações Interpessoais saudáveis – Precisamos manter relações com pessoas positivas e com mesmo propósito para que tenhamos tranquilidade em fazer o que estamos propondo fazer!

Quando conseguimos equilibrar nossa mente através desses cinco passos geramos energia mental para vencer desafios e sabotadores internos e assim, progredir com disciplina, pois teremos força de vontade para controlar nossos desejos e seguir rumo ao nosso propósito.

Desejo que minha experiência lhe apoie a dar o ponta pé inicial!!!