aprendizado-a-acao

Não há fronteiras e o mundo está ao limite de um click, vivemos a Era do conhecimento? Ou Será que vem uma nova era?

O fluxo de informações hoje gira em gigabytes e não é incomum começarmos o dia bombardeados de milhões de informações que vem de toda parte. Noticias, TV, livros, jornais, internet, tarefas, estudos, mente a mil…

Numa busca sem fim que, na maioria das vezes, não sabemos de que, engolimos conhecimento, conteúdos, informações sem nenhum critério. E por não tomarmos consciência disso, entramos num processo marcante que hoje é chamado de “Information Overload”.

Essa sobrecarga de informação, causa uma paralisia nas pessoas e, por não saber mais que ouvir, ler e seguir, bloqueiam e permanecem em total inércia em sua vida.

Como já dizia Wall Street “Saber e não fazer é o mesmo que não saber”.

Você já se perguntou: Para que devo saber disso ou daquilo? Onde essa informação ou esse conhecimento me levará? Que vou fazer com tanta informação? A que resultados quero chegar com esse conhecimento que estou buscando?

Um conhecimento para levar ao aprendizado precisa ser levado a prática e esse aprendizado experimentado uma e outra vez leva a um resultado e esse resultado produz sabedoria.

Quantas vezes você já se sentiu perdido em meio as dezenas de apostilas, livros, cursos, aulas, textos, pesquisas e decidiu engavetar tudo? Quantos de vocês ainda acreditam que precisam saber mais para atuar com segurança e credibilidade em sua profissão?

O que você leu, estudou, pesquisou nas últimas 24 horas? E quanto disso você praticou?

Então, vou te contar um segredo: O verdadeiro conhecimento é aquele que leva a uma mudança efetiva em sua vida, todo o resto é pura D I S T R A Ç Ã O!

E, se você quer comprovar isso, continue lendo esse texto até o final que você vai descobrir maneiras simples, fáceis e eficazes de levar tudo que você aprende a uma ação que te resulte em uma mudança positiva na sua vida!

A má notícia é que o fluxo de informações seguirá aumentando e, cada vez menos controle teremos disso. É a indústria do saber em sua capacidade máxima e o relógio que parece acelerar….

Segundo Eduardo Tevah, Diretor-presidente da DE Consultores Associados do Sul do pais, “Estamos vivendo um momento diferente, em que já se deixou para trás a “Era da Informação”. “Hoje estamos no que se pode classificar como a Era da Atitude. Vive-se uma época da hipercompetição, onde existe muito de tudo.

Muitos profissionais, muitos médicos, muitos enfermeiros, muitos gerentes, muitos advogados, muitas lojas, muitas indústrias, e por isso o que faz a diferença em relação ao mercado não é mais o conhecimento, é a atitude.”

Segundo ele, conhecimento hoje todos têm, e se não tiver basta digitar na internet que a resposta surge em segundos. “Mas a atitude é atributo de poucos, e o mercado está buscando e remunerando atitudes, encerra.

Portanto, se você quer se destacar em alguma área no mercado ou na vida, precisa começar a ser mais seletivo com todos conhecimentos que chegam até você.

Mas, como colocar em prática o conhecimento que recebemos e transformá-los em resultados efetivos?

São 10 passos, simples e muito eficazes que eu pratico, tenho excelentes resultados comprovados e ensino a meus clientes diariamente:

1- Confie no que você sabe – Somente a prática constante de um aprendizado pode dar a segurança necessária a cerca daquele conhecimento;

2- Investigue a fonte da informação- Busque saber quem é o autor do conhecimento e qual sua real experiência e expertise no assunto;

3- Retire de 12 a 33 pontos mais importantes do conteúdo/assunto que está estudando;

4- Procure identificar no assunto uma aplicabilidade a sua vida diária pessoal ou profissional e transforme em uma ação pelo menos;

5- Dê preferência a conhecimentos, cursos, seminários que tenham 50% mínimo de prática em seu programa e textos que ofereçam tópicos práticos em sua estrutura;

6- Permita um tempo de absorção e sedimentação de um conhecimento. Ao ler um texto, um livro, tomar um curso por exemplo, medite por, no mínimo 48 horas sobre o assunto e se dê 4 tarefas práticas desse conhecimento;

7- Faça mapa mental, tabelas, gráficos ou desenhos sobre o assunto e tire a ideia central e escolha a AÇÃO que vai praticar

8- Pratique sempre qualquer conhecimento, aprendizado por mínimo 21 dias. Esse é o tempo necessário que nosso organismo precisa para fazer um ciclo completo de renovação, mudança de hábito ou transformação

9- Faça reciclagem mental: Muitas vezes, trazemos um monte de conhecimento desnecessário por anos, meses e ficamos apegados a ele. Costumo fazer-me sempre a pergunta chave: Isso vai mudar minha vida? Se não fizer nenhuma diferença positiva para mim nem para os demais, deixo ir, com gratidão e honra, mas simplesmente deixo ir…

10- Busque um propósito, um para quê em tudo que aprende. Pergunte-se: Para que estou aprendendo, lendo, estudando isso? Onde em minha vida vou aplicar isso?

E agora, se você chegou até aqui, te convido a praticar esse conhecimento: Escolha uma das 10 opções acima e execute agora mesmo.

Responda para você mesmo: Qual será minha nova atitude após esse conhecimento?

Se você respondeu, esse texto cumpriu seu propósito, se não…leia de novo!

Até breve.