Atenção, só leia este artigo se:

• O smartphone arrebenta sua produtividade
• Sofre com esquecimentos constantes
• Convive com caos mental
• Preocupações e medos permeiam seu dia
• Vive em meio a um ambiente negativo e de desconfiança
• Com frequência quer “matar” alguém

Primeiro, vamos fazer um alinhamento. Você concorda que estamos imersos em uma cultura de dispersão, um inconsciente coletivo que têm como características fortes o negativismo, o superficialismo e o materialismo? Você percebe que esta cultura está por todo lado, em todo o mundo, em todas as empresas, em todas as idades e classes sociais, está em tudo?

Ótimo, continua aqui comigo, agradeço pela confiança e oportunidade. Entendi que você deseja romper com alguns comportamentos, iniciar um processo de mudança. Para prosseguirmos reflita um pouco sobre o desafio que está prestes a assumir e que parte de você fará um esforço gigante para que nada mude. Aceite isto, simplesmente aceite.

Alinhamento e acordo feito, vamos aos passos. A busca é de “atenção plena”, um estado que provoca felicidade, produtividade e consequentemente, mais prosperidade. Se liberar do movimento de massa e expandir seu potencial. São passos simples, mas pode acreditar que têm um enorme potencial.

Primeiro Passo: Despertar

Ao despertar, antes de qualquer atividade, olhe pela janela de seu quarto, fique um metro distante, de forma que possa fechar uma imagem. Concentre-se no que está vendo, recorte esta imagem em pequenas partes, grave o que você vê: prédios, céu, nuvens, montanhas, árvores. Concentre-se integralmente em cada detalhe do que vê e desdobre os detalhes em mais detalhes. Bastam 5 minutos para fazer você se sentir mais ligado a terra e é uma excelente maneira de você aprender a estar presente.

Segundo Passo: Caminhar

Concentre-se em sua caminhada para suas responsabilidades cotidianas, com uma atenção ativa, atento aos sons, as coisas acontecendo ao seu redor agora. O que você sente em seu corpo? Sente algum cheiro? A textura de suas roupas? Preste atenção para o mundo ao seu redor agora, ao invés de antecipar o que está por vir ou pensando no que aconteceu antes.

Terceiro Passo: Respirar

Estudos apontam que 95% das pessoas não sabem respirar, menos os chineses, que há mais de três mil anos sabem dos benefícios da respiração correta. Concentre-se em sua respiração, seja profundo ao respirar, a cada período do dia mantenha-se atento por alguns minutos em sua respiração. Esta tarefa vai ajudá-lo a tornar-se focado novamente no aqui e agora, bem como ajudá-lo a tirar todas as tensões.

Quarto Passo: Silenciar

Execute tarefas em silêncio. Desligue o rádio. Evite a televisão. Concentre-se em silêncio no que está fazendo. Se você está dirigindo, olhe para suas mãos, olhe para o carro a frente, olhe a estrada mais adiante. Se você está preparando o jantar, concentre-se na maneira que você corta os legumes, se está lavando uma panela, mire os detalhes a limpas. Mexa com terra, mesmo em apartamento você pode cuidar de uma planta ou ter uma hortinha. Leia um livro. Descubra o desfrute que existe em tarefas comuns.

Quinto Passo: Socializar

Quando estiver com alguém, que ele seja o seu único foco. Olhe-o nos olhos. Nunca interrompa para ver mensagens ou fazer um telefonema. Estas e outras coisas podem esperar alguns minutos. Preste atenção em você, fale menos e ouça mais. Ao comunicar-se, certifique-se que o outro entendeu. Seja paciente e nunca julgue um interlocutor. Antes de falar de alguém a terceiros, que seja de forma positiva.

Sexto Passo: Reencontrar

Passe mais tempo com você, se reencontre em momentos ao longo do dia. Saia para dar uma volta no quarteirão, sente numa praça, desligue o telefone, desligue-se de todas as telas. Sinta seu corpo. Aplique todos os passos nestes momentos. Aprecie-se.

Sétimo Passo: Merecer

Entenda e aceite o seu merecimento, que merece ser feliz e próspero. Agradeça-te ao final de todos os dias por ter conduzido seu corpo na realização destas tarefas incríveis, que é cuidar do mais importante em sua vida: você mesmo!